Metáfora do regador: plantar para colher capital de giro

Nessa representação simbólica, utilizamos um regador e um recipiente (jarro) como vértices de uma trilha processual. As vendas desempenham o papel da água necessária para regar as plantas, simbolizando a entrada vital de receitas, o início de um Ciclo Operacional. A eficiência desse processo, comparável à gestão de vendas, é crucial para garantir um fluxo constante.

 

Essa água, antes de atingir o recipiente, passa por dois tratamentos, chamados de “custos” e “despesas”, refletindo a dedução necessária para formar a “margem operacional” ou “EBITDA”.

 

O recipiente, um “jarro”, representa o caixa da empresa, sendo mais do que um simples recipiente. É nele onde está guardada a força da empresa, a seiva que realimenta todo o processo, abrigando os nutrientes que realimentam os diversos setores e operações.

 

Se a quantidade de água não é suficiente, tendo como causa vendas abaixo da meta e como consequência desvios do planejamento estratégico, as plantas podem murchar, dado que as engrenagens foram programadas para funcionar a partir de determinado fluxo de água. Esse cenário simboliza uma possível escassez de recursos e destaca a necessidade de uma reflexão sobre a importância de alinhar as vendas aos parâmetros definidos no planejamento estratégico.

 

Além disso, é crucial reconhecer que, em certos segmentos, a flexibilidade, a mudança de curso nas operações e/ou os ajustes nas engrenagens, podem demandar tempo, o que reforça a importância de uma abordagem estratégica ágil.

 

Para solucionar a questão da falta de capital de giro, a empresa pode ter que recorrer a dívidas ou aportes. Para uma empresa que não gera Fluxo de Caixa operacional positivo, os credores podem não liberar crédito, sinalizando um risco significativo de insolvência nos negócios.

 

Assim, a visão holística da “Metáfora do Regador de Plantas” abrange desde o cultivo das vendas até a formação e preservação do capital de giro, reconhecendo as consequências de uma gestão inadequada e a importância de um planejamento estratégico para garantir o crescimento sustentável da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Veja também:

BAIXE NOSSO APLICATIVO